Uma das maiores artistas do cenário musical brasileiro, Linn da Quebrada está dando aula de diversidade pelo "Big Brother Brasil 22". Referência da representatividade para a comunidade LGBTQIA+, a cantora levantou debates sobre gênero, é a segunda trans a participar da história do programa e se apresentou aos demais participantes como travesti. "Não sou homem, nem sou mulher, sou travesti", declarou. O Purebreak separou mais 7 curiosidades desse ícone que você precisa saber!
Em menos de uma semana no "BBB22", Linn da Quebrada precisou lidar com a resistência de alguns participantes em tratá-la no pronome feminino. A cantora, literalmente, tem o pronome "ELA" na testa e, mesmo assim, ainda tem gente que cisma em chamá-la de "ele" ou "amigo".
"Eu fiz essa tatuagem, na verdade, por causa da minha mãe. Porque no começo da minha transição, a minha mãe ainda errava e me tratava no pronome masculino. E eu falei: 'mãe, vou tatuar 'ela' aqui na minha testa que é pra ver se a senhora não erra", iniciou Linn. "E acho que também assim é uma indicação pra todas as outras pessoas. Então ficou na dúvida? Lê, e daí vocês lembram que eu quero ser tratada nos pronomes femininos", pediu.
Há um ano, Linn da Quebrada decidiu deixar o corpo mais feminino passando uma transição de gênero. Para isso, ela decidiu colocar silicone nos seios.
"Passei muito tempo me perguntando se queria ou não colocar meus peitos, se era ou não a hora, por diversas questões. Mas dentre elas, eu sempre fui muito apaixonada por mim e pelo meu corpo. nunca entendi ou senti que havia nascido no corpo errado. Amo cada transformação, cada mudança, cada movimento, e justamente por isso eu sabia que continuaria me amando ainda mais. Eu sentia que precisava me deslocar. Transmutar. Criar um novo órgão em mim para desorganizar um pouco mais o mundo lá fora", declarou na época.
Nascida em São Paulo, Linn da Quebrada foi criada por sua tia dentro da religião testemunha de Jeová. No início, achava errado ser gay, mas decidiu enfrentar muitos preconceitos da família e da comunidade religiosa ao se assumir homossexual. Pouco tempo depois, passou a se identificar como travesti.
Linn da Quebrada descobriu um câncer nos testículos, em 2014. Na época, ela precisou retirar um deles e enfrentou o processo de quimioterapia por três anos, alcançando a cura em 2017.
No início de 2022, Linn da Quebrada conseguiu incluir seu nome social na documentação e passou a assinar Lina Pereira dos Santos.
Foi em 2019 que Linn da Quebrada iniciou como atriz pela TV Globo, na série "Segunda Chamada". Na história, ela interpretava a travesti Natasha, uma aluna do colégio Carolina Maria de Jesus. Já nos cinemas, ela protagonizou o premiado documentário "Bixa Travesty", que mostra a trajetória da artista, lidando contra o machismo e a transfobia. No mesmo ano, estreou a série "Manhãs de Setembro", lançada no dia 25 de junho, na plataforma Amazon Prime Video, em mais de 240 países.
Colega de confinamento de Arthur Aguiar no "BBB22", Linn da Quebrada já trocou beijos com ator quando atuou com ele como um casal na primeira temporada de "Segunda Chamada". Os dois protagonizaram cenas quentes e o trabalho acabou viralizando em 2020, época em que ele enfrentava a separação com Mayra Cardi.
A cantora iniciou sua carreira como performer e lançou-se na carreira musical como MC Linn da Quebrada. A partir daí, já fez parcerias com Glória Groove, Karol Conká e As Baías. Outra curiosidade, ela morou junto com a Liniker, em Santo André.