Nesta terça-feira (28), o veículo sul-coreano "Sports World" afirmou que a empresa Blockberry Creative, responsável pelo girlgroup de K-pop LOONA, está com grandes dívidas no mercado. O saldo negativo da gravadora pode ser um dos motivos que explica a ausência de clipes para os lançamentos japoneses, feitos recentemente pelo grupo.
Além disso, a imprensa da Coreia também aponta que o futuro do grupo está ameaçado e que, se as dívidas não forem quitadas em breve, o LOONA corre o risco de disband. O grupo, que se formou em 2016 e debutou oficialmente em 2018, teve seu último lançamento em junho de 2021, com o 4º mini-álbum "[&]".
Ainda de acordo com a "Sports Worlds", fontes influentes no mundo da música afirmam que diversos profissionais terceirizados responsáveis por produções do LOONA trabalharam por meses sem salário. Além disso, trabalhadores de diversas indústrias - de construtores à estilistas - contratados pela Blockberry Creative também estão sem receber - acumulando uma dívida de centenas de milhões de wones, moeda coreana.
Apesar da empresa ter planos de se reorganizar financeiramente e continuar no mercado, os jornalistas afirmam que a situação está realmente complicada. Além de todas as dívidas, a gravadora também deve "bilhões de wones" em impostos e outras taxas.
Uma das 12 integrantes do LOONA, Chuu, conseguiu participar de diversos programas coreanos, já que a jovem é bem popular no país. Entretanto, segundo as fontes ouvidas pelo veículo, esses cachês não seriam suficientes para pagar todas as dívidas da empresa.
Em abril, o fandom IZ*ONE arrecadou mais de $ 2 milhões de dólares para evitar o disband do grupo, anunciado pela Parallel Universe Project no início do mês. Apesar do girlgroup ter, de fato, se separado há alguns meses, os fãs de LOONA estão dispostos a seguir uma estratégia semelhante para garantir a continuação das suas idols preferidas.
Outra esperança seria que alguma empresa com maior orçamento conseguisse comprar o girlgroup - o que pode significar, além da confirmação de mais alguns anos de LOONA, melhor divulgação dos trabalhos lançados. Alguns fãs também lembram da história do Brave Girls, outro girlgroup de K-pop que poderia acabar, mas viu a carreira dar a volta por cima após uma de suas canções hitar anos após o lançamento.
De toda forma, nenhuma integrante se posicionou oficialmente, assim como a empresa Blockberry Creative não entrou em detalhes sobre a saúde financeira dos negócios.
Confira alguns tweets do fandom sobre o possível disband de LOONA:
A gente torce para que o girlgroup consiga entregar mais trabalhos incríveis no futuro!