Lula e Bolsonaro são os grandes nomes da eleição 2022. O cenário político atual, marcado por uma forte polarização, mostra que a disputa para exercer o cargo de Presidente da República está entre esses dois candidatos. Além deles, Ciro Gomes e Simone Tebet também são os mais bem colocados na concorrência pela vaga na Presidência. Nesta semana, o Jornal Nacional convidou os políticos para serem entrevistados ao vivo pelos âncoras Renata Vasconcellos e William Bonner. Suas declarações serviram para evidenciar os seus pontos de vistas sobre pautas importantes e grandes polêmicas, ao mesmo tempo em que revelaram graves mentiras.
Bolsonaro foi o candidato que mais mentiu nas declarações
Segundo a agência de checagem Aos Fatos, o atual presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, mentiu pelo menos 20 vezes nas suas declarações. Isso inclui negar que suspendeu a compra de vacinas durante a pandemia de Covid-19, que resultou em mais de 600 mil mortos; mentir sobre o fato das urnas não serem auditáveis - isto é, plausível de fazer uma validação/fiscalização do resultado -, citando o ano de 2014 (em que, inclusive, houve uma auditoria); afirmar falsamente que não xingou ministros do Supremo Tribunal Federal (STF); e sobre a atuação do Governo Federal no colapso de Manaus.
Bolsonaro, que alega que não tem corrupção no seu governo, além de proclamar tantas inverdades nas suas falas, ainda se equivoca ao admitir isso, já que ex-integrantes e integrantes atuais do seu governo são alvos de investigações e denúncias de casos de corrupção e outros crimes relacionados à administração pública, contando prevaricação, emprego irregular de verbas públicas, charlatanismo e falsificação de documento particular.
Lula foi o candidato que menos mentiu na entrevista
Por outro lado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mentiu seis vezes ao longo da sua entrevista. O petista disse incorretamente que foi durante o seu governo que foram criados a lei contra a lavagem de dinheiro e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), ambos, na verdade, obras do governo de Fernando Henrique Cardoso (anterior aos mandatos de Lula); negou, falsamente, que não interferiu na Polícia Federal na época do seu mandato; afirmou erroneamente que o Movimento Sem-Terra só invadiu propriedades improdutivas, quando houve dois casos durante o seu governo em que alguns integrantes ocuparam propriedades produtivas; e se enganou quanto aos números dos valores das reservas no final do seu governo e da desoneração e isenção fiscal do governo de Dilma Rousseff.
Ciro Gomes mente 7 vezes em entrevista ao Jornal Nacional
Já o candidato à presidência pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), Ciro Gomes, falou sete mentiras na sua entrevista transmitida na TV Globo. O político atribuiu uma declaração equivocada a Albert Einstein; inventou que seu oponente, Lula, não propôs reformas no início do seu primeiro mandato; disse equivocadamente que Fortaleza não tem mais enchentes, quando há 89 áreas de risco de alagamento, segundo a Defesa Civil do Ceará; e se enganou quanto aos números da população indecisa sobre quem vai votar, quantidade de policiais no Brasil, salários e porcentagem da indústria nacional no PIB brasileiro.
O primeiro turno das eleições 2022 acontece em 02 de outubro, enquanto o segundo turno está previsto para o dia 30 do mesmo mês. E só pra lembrar: VOTE e exerça seus direitos!