2022 é um ano super importante por vários motivos! Vamos ter Copa do Mundo e Rock in Rio, mas talvez ainda mais significativo do que esses eventos: é ano de eleição. Em 2 de outubro, acontece o 1º turno em todo o país, para decidir os políticos que vão cuidar da nação pelos próximos quatro anos. Com o crescimento do conservadorismo e preconceito na última eleição, votar nunca foi tão importante.
E parece que es brasileires já entenderam isso. De acordo com dados do Tribunal da Justiça Eleitoral (TSE), divulgados pelo G1, em 2022 teremos o maior número de eleitores já registrado, com 156,4 milhões de pessoas votantes. O destaque vai para os jovens de 16 e 17 anos, que apresentaram um aumento de 51,3% desde 2018.
E, é claro, um ponto essencial na eleição é a escolha consciente des candidates. Para isso, você precisa saber direitinho o que cada cargo político faz em nosso país e, a partir daí, analisar as propostas das campanhas políticas, que começam oficialmente em agosto.
É bom saber também para fiscalizar e vigiar as pessoas que ocupam os cargos atualmente. Por exemplo, a próxima votação para prefeito e vereador é só em 2024, mas isso não significa que você não pode ficar por dentro, a fim de exigir o melhor para a sua cidade.
Confira mais sobre cada função política e fique pronte para a eleição.
De longe, o presidente da República é o cargo que mais chama atenção! Essa pessoa se torna a autoridade máxima do poder executivo federal e representa a sua nação, tanto para es brasileires, quanto para outros países. A lista de responsabilidades e funções do cargo de presidente é extensa, indo de nomear ministros, propor ou vetar leis federais, comandar as forças armadas e até mesmo declarar guerra - com autorização do Congresso Nacional (órgão responsável por fiscalizar as ações do presidente). Ou seja, precisamos ter muito cuidado na hora de escolher a pessoa que irá assumir o cargo por, pelo menos, quatro anos.
Parte do Congresso Nacional, o Senado é formado por 81 membros, três de cada estado - contando com o Distrito Federal. São eles que vão propor, aprovar e até mesmo derrubar leis vigentes, além de aprovar orçamento, fiscalizar o Poder Executivo, aprovar indicações do presidente para cargos importantes - como ministro do Supremo Tribunal Federal, Procurador Geral da República e mais. É responsabilidade de Senado também julgar casos de impeachment - que são raros, mas já aconteceu em 2016. O mandato de um senador eleito dura oito anos. Nas eleições, alternamos entre votar em dois nomes e apenas um. Em 2022, indicaremos só um senador na urna.
Um deputado federal é parte do poder legislativo nacional e, assim como outros cargos, pode propor, alterar e revogar leis federais. Eles também são responsáveis por aprovar o orçamento da união, fiscalizar as ações do presidente da República e o uso do dinheiro público. Deputados federais eleitos podem fazer com que verbas específicas sejam usadas em seus respectivos estados, com a criação das emendas parlamentares. Na Câmara dos Deputados, eles se dividem em comissões, para tratar de tópicos específicos - que podem variar de educação até direitos humanos.
Já quando falamos de deputados estaduais, estamos pensando nas pessoas responsáveis pelo setor legislativo de um estado. As suas funções também são semelhante as já citadas - como criar, debater e votar leis no limite de suas regiões. Eles também irão fiscalizar o governador e seus secretários, além de auxiliar na elaboração do orçamento.
O governador se torna chefe do executivo do estado em que foi eleito, sendo assim, responsável pelas demandas do lugar. Ele também é chefe das polícias civis e militares e responsável pela administração dos presídios - com exceção das instituições federais, que estão subordinadas ao Governo Federal. O governador também irá atrair investimentos para a infraestrutura e segurança de seu estado, além de aprovar os planos de orçamentos estaduais. São peças centrais na administração da saúde e educação de um estado.
O prefeito eleito se torna chefe do executivo municipal, ou seja, será responsável pelas demandas de sua cidade. A pessoa irá destinar verbas, propor e aprovar leis, além de indicar responsáveis para diferentes áreas da prefeitura - que se divide em saúde, segurança e muito mais. Dentre as suas funções, ele deve garantir o bem-estar dos residentes de sua cidade e ser um intermediário entre outras esferas de poder.
O cargo de vereador é provavelmente um dos mais próximos dos cidadãos, que trata diretamente com a sua cidade. Em suas atividades, é levado em conta tudo o que está relacionado ao município, como debate sobre impostos, criação de novos bairros, orçamento municipal, fiscalização do plano de educação e do próprio prefeito. Vale destacar que os vereadores não podem interferir em questões estaduais ou federais, estando restritos ao município. O número de vereadores eleitos vai variar de acordo com o número de habitantes da cidade.