Oscar 2023: Michelle Yeoh faz história e indicados asiáticos garantem diversidade
Publicado em 24 de janeiro de 2023 às 18:04
Por João Maturana
Os indicados ao Oscar 2023 foram finalmente anunciados. Entre esnobados e surpresas, a lista contou com um grande número de pessoas asiáticas, incluindo Michelle Yeoh, que se tornou a segunda mulher dessa etnia a ser citada na categoria de Melhor Atriz. Esse não foi o único feito histórico da premiação, que conta com bastante diversidade de pessoas amarelas, enquanto deixou a desejar em relação à representatividade feminina e negra.
Michelle Yeoh se torna a segunda mulher asiática indicada à categoria de Melhor Atriz e faz história no Oscar 2023 Michelle Yeoh se torna a segunda mulher asiática indicada à categoria de Melhor Atriz e faz história no Oscar 2023© Getty Images
Oscar 2023 conta com maior número de indicados asiáticos nas categorias de atuação
Os atores Michelle Yeoh, Key Huy Quan, Stephanie Hsu e os diretores Daniel Kwan e Daniel Scheinert foram indicados ao Oscar 2023 por "Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo"
Com "Red: Crescer é uma Fera", Oscar 2023 marca 10º ano consecutivo em que um cineasta asiático garante uma indicação na categoria de Melhor Animação
Oscar 2023 avança em representatividade asiática, mas peca com falta de indicados negros e mulheres
Oscar 2023 esnoba Viola Davis por seu papel em "A Mulher Rei"
Angela Basset, de "Pantera Negra: Wakanda para Sempre", é a única mulher negra indicada nas principais categorias de atuação do Oscar 2023
Oscar 2023 ignora diretoras mulheres, como Charlotte Wells, mas indica seu filme "Aftersun" na principal categoria da premiação
Veja + após o anúncio

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou, nesta terça-feira (24), a lista completa dos indicados ao Oscar 2023. Michelle Yeoh, de "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo", fez história ao se tornar a segunda asiática mencionada na categoria de Melhor Atriz. Além dela, outras pessoas amarelas também marcaram presença, garantindo uma maior diversidade para a premiação.

Na edição desse ano, os indicados Key Huy Quan, Stephanie Hsu - que estrelam o mesmo longa de Yeoh - e Hong Chau, de "A Baleia", fizeram com que a cerimônia atingisse o recorde de maior número de atores asiáticos lembrados em um mesmo ano, segundo a Variety.

Os diretores de "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo", Daniel Kwan e Daniel Scheinert, por sua vez, foram a quinta dupla na história a ser nomeada à Melhor Direção, e as indicações de Kwan por dirigir e fazer o roteiro do título se consagraram como a 13ª vez que um asiático foi incluído nessas categorias.

Everything Everywhere All At Once GIF - Everything Everywhere All At Once GIFs

Além desses, a diretora de "Red: Crescer é uma Fera" Domee Shi ainda realizou o marco do 10º ano consecutivo que um cineasta da Ásia garante uma indicação em Melhor Animação, o maior percurso de representação asiática de todos as categorias.

Antes de Michelle Yeoh, a primeira mulher asiática a ser lembrada na Melhor Atriz foi ninguém menos que Merle Oberon, de "The Dark Angel".

Oscar 2023 peca na falta de indicados negros e mulheres

Oscar Oscars GIF - Oscar Oscars Academy Awards GIFs

Dando um passo para frente e três para trás, a edição desse ano do Oscar pecou na falta de indicados negros e mulheres nas principais categorias. Apesar de várias cineastas terem entregado trabalhos excelentes no último ano, como Charlotte Wells - cujo longa "Aftersun" está concorrendo a Melhor Filme -, a premiação mais importante do cinema deixou o público feminino de fora do campo de Melhor Direção.

Além disso, a falta de representatividade negra também incomodou bastante. Dos 20 indicados nas categorias de atuação, apenas uma dela é uma pessoa preta: Angela Basset, por "Pantera Negra: Wakanda Para Sempre". A web, inclusive, reclamou que grandes atrizes como Viola Davis, de "A Mulher Rei", e Janelle Monáe, de "Glass Onion: Um Mistério Knives Out", que foram extremamente aclamadas pelos seus papéis, ficaram de fora.

Até quando o Oscar precisará escolher um tipo de diversidade para abraçar a cada ano até que a cerimônia reflita, de fato, o mundo real e as produções de qualidade que fizeram sucesso ao redor do mundo?

Palavras-chave
Oscar Premiação Filmes e Séries Filme Cinema Diversidade