Quem são as vítimas do Titan? Oxigênio do submarino se esgota e esperanças acabam
Publicado em 22 de junho de 2023 às 09:36
Por Larissa Barros
Todos nós estamos acompanhando a tragédia envolvendo o submarino Titan, que desapareceu após ir em direção aos destroços do Titanic. Pois o oxigênio do veículo acabou na manhã desta quinta-feira (22) e as esperanças já estão se acabando. Mas quem são os tripulantes? Vamos contar!
Quem são as vítimas embarcadas no Titan? Oxigênio do submarino se esgota e esperanças acabam Quem são as vítimas embarcadas no Titan? Oxigênio do submarino se esgota e esperanças acabam© Reprodução, OceanGate
Quem são as vítimas do Titan? Oxigênio do submarino se esgota e esperanças acabam
Quem são as vítimas do Titan? Oxigênio do submarino se esgota
Quem são as vítimas do Titan? Oxigênio do submarino se esgota junto com as esperanças
Quem são as vítimas do Titan? Oxigênio do submarino se esgota e esperanças de encontrá-los vivos acabam
Veja + após o anúncio

Na manhã de quinta-feira (22), chegou ao fim o tempo estimado para a reserva de oxigênio a bordo do Titan, o submarino que desapareceu ao explorar os destroços do Titanic nas profundezas do Oceano Atlântico. Este prazo foi estabelecido pelas autoridades norte-americanas.

Em uma coletiva de imprensa na tarde de terça-feira (20), o capitão Jamie Frederick, do Primeiro Distrito da Guarda Costeira, informou que o Titan teria aproximadamente 40 horas de oxigênio restantes - tempo que acabou na manhã de hoje.

Buscas pelo Titan continuam

Contudo, as buscas continuam para localizar os cinco tripulantes da embarcação: o empresário e aventureiro britânico Hamish Harding, o mergulhador francês Paul-Henri Nargeolet, o empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho Sulaiman Dawood, além de Stockton Rush, CEO e fundador da OceanGate, a empresa proprietária do submersível.

No domingo passado (18), o grupo embarcou na missão de explorar um dos navios mais famosos da história. Construído em 1912, o RMS Titanic partiu de Southampton, no Reino Unido, rumo a Nova York em sua viagem inaugural, mas nunca chegou ao destino, naufragando após ser atingido por um iceberg. O acidente resultou na morte de mais de 1,5 mil pessoas, pois o navio luxuoso não possuía botes salva-vidas suficientes para todos a bordo.

O evento chocou o mundo, mas também despertou fascínio. Ao longo de mais de um século, a tragédia inspirou estudos, dissertações acadêmicas, peças de teatro, romances, documentários e séries de TV.

A história ganhou destaque renovado em setembro de 1985, quando uma equipe encontrou os destroços do Titanic a cerca de 600 km de Terra Nova, no Canadá, e a 1.448 quilômetros da costa de Cape Cod, Massachusetts, nos EUA. O interesse pelo navio "inafundável" alcançou um novo patamar com o lançamento do filme de James Cameron em 1997, estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, solidificando a tragédia como um ícone da cultura pop e aumentando o fascínio global pelo Titanic.

Palavras-chave
Mundo Polêmica Internacional