O "EAD" é a sigla usada para representar o ensino a distância. Aqui no Brasil, diversas escolas e faculdades precisaram se adaptar a esse modelo para seguir com as atividades em segurança. Foi assim que muitos alunos tiveram que enfrentar diversos desafios, o que levou até a uma extensa discussão sobre o adiamento do ENEM. A gente aqui sabe como está sendo difícil, tanto para os professores quanto para os estudantes. Mas também não podemos dizer que essas adaptações não nos levaram a perfis únicos de alunos, que chegam até a ser engraçados.
Você está levando numa boa ou ainda não se adaptou? Já passou alguma vergonha com áudio ou imagem abertos na hora errada? Vem descobrir com o nosso quiz qual tipo de aluno você é no EAD.
1. Organize suas atividades em uma ferramenta online
As plataformas oferecidas pelas instituições de ensino nem sempre são as melhores. Para evitar confusão, você pode organizar suas tarefas em uma ferramenta online como o Trello. Além de ser melhor do que no papel, já que está tudo no online agora mesmo, você pode organizar trabalhos em grupo e manter a atualização dos projetos junto com seus colegas de classe.
2. Cuide do seu espaço e não estude na cama
As faculdades públicar chegaram a receber um aviso de retorno às atividades presenciais para janeiro, mas logo foi cancelado. Algumas escolas já estão voltando, só que no geral os estudantes continuam em casa mesmo. Para você que está nesse grupo, é essencial que cuide do seu espaço de estudos. Não estude na cama, a não ser que não haja outra opção mesmo. Decore e organize seu cantinho de estudos, usando cores que te trazem boas sensações.
3. Não se cobre demais, todos estão se adaptando
Alguns comportamentos que você acha que são comuns podem revelar que você está se cobrando demais ultimamente. Lembre-se que esta situação é nova para todo mundo e que você tem o seu tempo de adaptação. Foque nos seus progressos e mantenha comunicação com aqueles professores que te derem maior abertura. Não é vergonha pedir ajuda quando temos dificuldades.