Recentemente, um vídeo do Programa Silvio Santos viralizou internet, deixando boa parte dos espectadores insatisfeita com a postura do apresentador. O motivo? Mais uma vez, o dono do SBT fez com que uma convidada se sentisse desconfortável durante a gravação. Isso porque não respeitou a votação do público que apontava para a vitória da cantora Jennyfer Oliver, a única negra da competição no quadro "Quem você tira?". A escolha de Silvio por uma candidata de pele branca e sua justificativa foram classificadas pelo público como um caso de racismo. Mas essa não é a primeira vez que algo parecido acontece. Uma thread no Twitter listou outras vezes em que é possível identificar comentários preconceituosos vindo do apresentador.
Em 2014, Silvio Santos questionou a atriz de "Chiquititas", Júlia Olliver, sobre ela querer continuar na profissão com o cabelo afro que tem. Outra vez, perguntou à uma dançarina de hip hop se ela se sentia bem com o seu cabelo porque este "chamava muita atenção".
Comentários assim só reforçam a ideia de que existe apenas um padrão beleza, que, por sinal, exclui mulheres negras e suas raízes. Já passou da hora deste tipo de pensamento cair por terra, né?!
O apresentador do SBT já revelou uma postura machista diante de suas convidadas e colegas de trabalho. Verbal e fisicamente, como no vídeo abaixo.
Cláudia Leitte também chegou a ser vítima de assédio por parte de Sílvio Santos. Pra quem não lembra, o apresentador constrangeu a cantora ao dizer que a sua roupa o deixava excitado.
Vale lembrar também das vezes em que deixou a própria Maisa Silva constrangida com perguntas inadequadas e provocadoras sobre a vida pessoal da adolescente.
Fazer piada ou desmerecer alguém por conta do peso está longe de ser engraçado. Gordofobia também é uma forma de preconceito, mas, pelas situações demonstradas abaixo, parece que Silvio Santos ainda não entendeu.
A seguir, você pode conferir a thread completa e tirar as próprias conclusões sobre a postura do apresentador.