Você já deve ter ouvido falar que o veganismo é um estilo de vida muito caro e que a proteína - a famosa - não pode ser substituída. Os dois são mitos! O veganismo é uma filosofia que fala sobre redução da crueldade feita aos animais, até porque ninguém consegue zerar o consumo totalmente. As vacinas, por exemplo, que devem ser tomadas por todos, são testadas em animais. Por isso mesmo, vamos passar a olhar com mais compreensão e paciência para essa causa?
Se você é uma pessoa atenta à questão dos animais e já se incomoda com o consumo de produtos deste tipo, tente mudar aos poucos. Muitos optam pelo vegetarianismo e depois se tornam veganos, por exemplo. Os produtos de higiene pessoal e beleza podem ser mais difíceis de adaptar, mas tenha certeza de que receitas deliciosas, práticas e baratas não vão faltar! Quer começar a tentar desde agora? O Purebreak vai te indicar uma prato vegano para testar em casa que tem tudo a ver com o seu gosto na cozinha. Responda o quiz e confira qual é a receita!
Nesta sexta-feira (26), durante uma live da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Xuxa Meneghel defendeu que remédios e vacinas fossem testados em presidiários. A eterna rainha dos baixinhos é vegana há muitos anos e participou da ocasião pois a transmissão do Instagram discutia o direito dos animais. Xuxa disse que com os cosméticos não haveria necessidade de testes em animais, mas em relação aos insumos médicos, ficou contrariada e resolveu falar sobre essa possibilidade bizarra: "Acho que pelo menos eles serviriam para alguma coisa antes de morrer, entendeu?", afirmou. "Para ajudar a salvar vidas, com remédios, tudo."
A fala foi altamente criticada na internet, já que todo mundo já deveria conhecer a realidade carcerária brasileira - em sua maioria negra e com processos ainda injustos - e também por conta dos Direitos Humanos, que devem ser respeitados com qualquer pessoa. Xuxa fez um pedido de desculpas e assumiu que estava totalmente errada. Confira o vídeo postado em seu Instagram!
Mas a gente sabe que um polêmica na internet rende muitas outras. Desta vez, algumas pessoas se aproveitaram da situação para criticar o veganismo como um movimento elitista e desproporcional. No entanto, vários produtores de conteúdo periféricos têm falado sobre as possibilidades de ser vegano sem gastar muito e ainda de forma saudável.
Se quiser conhecer melhor sobre o assunto, veja a matéria que o Purebreak preparou com sugestões de perfis que falam sobre veganismo para te ajudar desmistificar esse estilo de vida!