"Além da Ilusão" exibe o seu último capítulo nesta sexta-feira (19), marcando o fim da novela das 18h da Globo que serviu como porta de entrada para Larissa Manoela no universo dos folhetins da emissora. A atriz protagonizou a trama o lado de Rafael Vitti e juntos entregam uma linda história de amor ambientada nas décadas de 1930 e 1940. Para celebrar a bela trajetória de "Além da Ilusão" até aqui, listamos algumas coisas que com certeza vão deixar bastante saudades.
Levou muito tempo até que Isadora (Larissa Manoela) e Davi (Rafael Vitti) conseguissem finalmente ficar juntos. O casal enfrentou grandes problemas, mas nunca deixou o amor entre eles morrer. Com certeza sentiremos falta de acompanhar esse romance que lidou com tanta coisa e nos mostrou que, se é por um amor verdadeiro, então tudo vale a pena.
Úrsula (Bárbara Paz) aprontou bastante em "Além da Ilusão". A megera roubou mais de um bebê, cometeu falsidade ideológica, golpes financeiros e chegou a protagonizar uma tentativa de homicídio. Mas, verdade seja dita, era bem divertido vê-la colocando obstáculos para os nossos protagonistas. Afinal, qual seria a graça de uma história sem grandes emoções?
Outra pessoa que ajudou muito nesse sentido foi Joaquim (Danilo Mesquita). Além de ser um vilão digno de uma novela das 18h, o ex-marido de Dorinha nitidamente lidava com muitas questões internas e demostrava dúvidas quanto às suas más ações. Tudo isso fazia com que fosse muito difícil não ver humanidade no antagonista - mesmo que ninguém aguentasse mais o triângulo amoroso composto por ele e o casal de protagonistas.
Matias (Antonio Calloni), por sua vez, trouxe bastante seriedade e improbabilidade para "Além da Ilusão". Ele e suas alucinações tornavam cada cena com o personagem algo imprevisível. Afinal, quem é capaz de matar a própria filha por acidente ao tentar acabar com a vida do seu futuro genro, com certeza pode fazer qualquer coisa. Sua loucura e o seu desenvolvimento ao longo da história foram muito interessantes de se acompanhar até o último capítulo.
E quem não ficou doide criando várias teorias a respeito do paradeiro da filha desaparecida de Heloísa (Paloma Duarte)? O mistério a respeito do que aconteceu com a menina foi algo que deixou o público muito encucado, até finalmente descobrirmos que Olívia (Débora Ozório) é a criança que a moça tanto procurava.
Outro ponto a ser comentado sobre "Além da Ilusão" são as mágicas de Davi. Os truques do ilusionista nos divertiam bastante e eram cheios de personalidade. Suas habilidades para enganar o público ao mesmo tempo em que o deixava entretido são admiráveis e farão falta.
Por fim, as pautas sociais debatidas em "Além da Ilusão" também deixarão saudades. Foi muito interessante uma novela de época abordar temáticas tão atuais, indo desde questões como patriarcado, feminismo e o lugar da mulher no mercado de trabalho até os problemas da classe trabalhadora e os embates entre as classes sociais.