"Pantanal" reúne muitos personagens queridos pelo público e alguns que conquistaram nossa antipatia. Guta (Julia Dalavia) com certeza é um bom exemplo de quem, aos poucos, se provou uma das mocinhas menos amadas da novela. Ao longo do folhetim das 21h da Globo, a personagem foi mostrando seu caráter duvidável e sua postura extremamente tóxica com sua mãe, Maria Bruaca (Isabel Teixeira). Por isso, reunimos 5 vezes que seu comportamento com ela passou dos limites.
Nos próximos capítulos da novela, Guta irá pedir para Maria Bruaca que a mãe desista de brigar pela fazenda com Tenório (Murilo Benício). A personagem de Isabel Teixeira, depois de descobrir que tem direito a metade dos bens do marido, decidirá ir atrás apenas da fazenda onde morou por tanto tempo ao lado da sua família.
Porém, Guta não vai querer que sua mãe assuma a posse da propriedade, tudo porque Tenório estará bem mal ao descobrir que está impedido de fazer qualquer transição bancária, ao ficar sabendo da morte de Roberto (Cauê Campos) e da gravidez da sua filha, e também porque Marcelo (Lucas Leto) foi para o Pantanal investir na pecuária e para isso precisaria da fazenda.
Então, a moça decidirá procurar a mãe para fazê-la desistir de brigar com o pai pela propriedade, nem que para isso tenha que usar sua própria gravidez para manipular Maria Bruaca.
Outro momento de grande decepção foi quando Guta revelou para o vilão o paradeiro da sua mãe. Após a matriarca fugir de casa por grande confronto com o pai e ele ameaçar levar sua segunda família para o Pantanal, a menina acaba revelando para o personagem de Murilo Benício que a viu na chalana de Eugênio (Almir Sater).
Uma das piores coisas que Guta fez foi esconder durante um bom tempo o caso extraconjugal do pai. Ela sabia que Tenório tinha uma segunda família e não só deixou de contar do affair para mãe, como o acobertava, mesmo que isso pudesse fazer um grande mal a Mary Bru, que sempre fez de tudo pelo seu homem e vivia pelo bem da sua família.
Nesse mesmo período em que a mãe está longe de casa, Guta tem a pachorra de ir atrás pedir para que ela retorne para o inferno que estava vivendo, ainda que, ao encontrá-la, perceba que Maria Bruaca está mais feliz do que jamais esteve.
Ao ficar de frente com a ex-esposa de Tenório, a menina irá chorar implorando para que a mãe retorne para casa, mas Mary explicará que está vivendo e feliz. "Maria Bruaca morreu. A Bruaca virou Chanalera, fia. Agora eu sô Maria Chalanera", dirá ao se despedir da filha e negar o seu pedido injusto.
Por fim, precisamos ressaltar que Guta escolheu um lado ao não se posicionar na grande briga entre Maria Bruaca e Tenório. Fato é que, em um relacionamento abusivo, não decidir entre algum dos envolvidos significa aceitar o lado do opressor.
Quando Tenório expulsa Maria Bruaca de casa e ela, durante essa discussão, dá um tiro nele, Guta só assiste tudo sem fazer nada. Mais tarde ela até se arrepende, mas mostra que não aprendeu com isso a como respeitar sua própria mãe.