"Pantanal" promete apresentar um grande vilão em breve. Renato (Gabriel Santana), o filho de Tenório (Murilo Benício), deverá seguir os passos do pai e se tornar um rapaz tão problemático quanto o ex-marido de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) na novela das 21h da Globo. Em entrevista ao portal Notícias da TV, o intérprete do rapaz contou que ele "ainda nem começou a ser vilão", dando a entender que seu pior lado não foi revelado até o momento na história.
Na conversa, divulgada nesta quarta-feira (17), o ator contou um pouco do que podemos esperar do seu personagem nos próximos capítulos. "O Renato foi para o Pantanal com a perspectiva de que a vida ia se tornar um paraíso. E a gente sabe que a vida lá não é assim. Então, em algum momento, o Renato vai dar aquela estremecida e pensar: 'Puts, será que é isso mesmo que eu queria?'. E isso vai virar uma turbulência. Ele vai começar a se entender com o pai e vai achar um propósito pra vida dele".
Agora que está convivendo constantemente com o seu pai, Renato buscará ainda mais sua aprovação. Nesta semana, por exemplo, o filho de Zuleica (Aline Borges) matará uma onça para proteger o pai. Ele até se arrependerá de ter feito isso, só que seguirá cego para os crimes cometidos por Tenório.
Para Santana, o que fez o seu personagem desenvolver tanta dependência no amor paterno é o fato dele e sua família terem sido colocados de lado pelo pai, em detrimento da sua outra família composta por Maria Bruaca e Guta (Julia Dalavia). Além disso, todas as vezes que o fazendeiro ia visitar Zuleica e seus filhos, sempre ia preparado para criticar e se manter distante emocionalmente deles.
O ator ainda admite que cada ser humano reage de uma forma e que a história do indivíduo faz com que ele forme sua própria personalidade. "Quando analisamos o Brasil, que é um país onde existem muitas mulheres pretas que cuidam de seus filhos sozinhas sem a presença de um pai... A família Gonçalves é um retrato social brasileiro, e cada filho apresenta uma forma de como a ausência do pai pode ser", argumenta.
Isso fez com que Renato, Roberto (Cauê Campos) e Marcelo (Lucas Leto) lidassem com seus traumas de formas bem distintas. O primeiro se tornou bastante carente, o segundo procurou correr atrás dos seus sonhos e o último se prontificou a defender sua mãe a todo o custo.