No nosso dia a dia é comum encontrarmos pessoas próximas que sofrem com depressão, ansiedade, transtorno de bipolaridade ou outros distúrbios psicológicos. Infelizmente, eles fazem parte da sociedade e aceitarmos esse fato é o primeiro passo para construirmos um lugar mais saudável para todes. Mas não é só na realidade que achamos indivídues que lidam com essas questões. No mundo da ficção, isso também acontece.
Para celebrar o setembro amarelo e levarmos o debate sobre saúde mental adiante, o Purebreak Brasil reuniu 6 séries que falam sobre essa temática, incluindo "Euphoria", "High School Musical: The Musical: The Series" e "This is Us".
Uma das maiores séries do momento é "Euphoria". O título acompanha Rue Bennett (Zendaya), uma adolescente dependente química que já foi diagnosticada com bipolaridade, transtorno obsessivo compulsivo, ansiedade, entre outros distúrbios. A trama mostra cruelmente como essa questão pode ser difícil para algumes indivídues e suas famílias, enquanto segue a realidade dramática de adolescentes no ensino médio.
O spin-off de "High School Musical" acertou ao apresentar uma personagem que enfrenta transtorno de ansiedade na 3ª temporada da série. Kourtney (Dara Reneé) começa a descobrir essa sua condição no 3º ano e nós podemos ver direitinho os primeiros sinais e como ela consegue lidar com isso.
"This is Us" nos fazia chorar em todo episódio. O seriado não só explorava uma carga dramática profunda dos seus personagens com excelência como também desenvolveu bem os transtornos psicológicos dos protagonistas. Kevin (Justin Hartley) e Jack (Milo Ventimiglia) lidavam com alcoolismo, Kate (Chrissy Metz) mostrou que tinha drásticos problemas de autoestima, Randall (Sterling K. Brown) apresentava transtorno de ansiedade, que ocasionavam crises graves, e Toby (Chris Sullivan) tinha depressão.
"Glee" foi extremamente revolucionária com suas lições de autoaceitação e inclusão e apresentou debates importantíssimos ao longo da série. Dentre eles, vimos Marley (Melissa Benoist) desenvolver bulimia na 4ª temporada, um tema muito importante que quase nunca é retratado nas telas.
Mais uma obra que expõe as consequências da dependência química é "Dom". O título brasileiro do Prime Video estrelado por Gabriel Leone acompanha Pedro, um jovem viciado que acaba entrando no mundo do crime, o que faz com que ele tenha um grande embate com seu pai, Victor (Flávio Tolezani), um policial que combate as drogas.
Por fim, temos "Amor Moderno". O seriado que mostra diversas histórias de amor inspirado por relatos reais apresentou, em um dos seus episódios mais interessantes, uma personagem que lidava com transtorno de bipolaridade. Protagonizado por Anne Heathaway, o 3º episódio da primeira temporada revela como uma pessoa que tem esse distúrbio psicológico lida com o amor.