Se você está sofrendo com uma ressaca literária ou só não tem mais paciência para volumes longos e muito extensos, talvez o que você precisa ler no momento é um livro bem curtinho que dê para aproveitar em um único dia. E, para comemorar o Dia Nacional do Livro, celebrado nesta sexta-feira (29), nada melhor do que títulos 100% BR para você conhecer e se apaixonar.
Este livro de contos de Conceição Evaristo mergulha na realidade da população afro-brasileira. A obra contém 15 histórias bem diferentes que versam sobre a pobreza e a violência urbana de modo muito simbólico, ainda que sem sentimentalismos exagerados. Com certeza você vai lembrar das personagens icônicas desse compilado por muito tempo, e vai ser difícil não se emocionar.
"A Paixão Segundo G.H. é um dos maiores e mais conhecidos títulos nacionais. No livro de Clarice Lispector, a protagonista vive um dia a dia bem pacato e monótono, até que despede sua empregada doméstica e decide fazer uma limpeza no quarto de serviço do seu apartamento. Tudo isso leva a um mergulho bem introspectivo e psicológico na mente da personagem principal, gerando muitos questionamentos filosóficos e descobertas catárticas.
Graciliano Ramos é um dos nomes mais clássicos da literatura brasileira. Em "Vidas Secas", uma família de retirantes sertanejos precisa se deslocar para áreas menos atingidas pela seca para sobreviver à miséria. A obra tem um tom de crítica social incrível, ao mesmo tempo que cria uma ligação afetiva entre os personagens e o leitor. Mesmo sem ter uma linearidade temporal bem definida, os 13 capítulos do título constroem uma história única e que vale a pena ser lida.
Um dos livros mais comentados dos últimos tempos, "Torto Arado", de Itamar Vieira Junior acompanha as irmãs Bibiana e Belonísia, no sertão baiano. Certo dia, as duas encontram uma faca misteriosa na mala guardada sob a cama da avó, e isso desencadeia em um grave acidente. Depois disso, suas vidas se tornam ainda mais conectadas, a ponto de uma ter que ser a voz da outra.
Não é a toa que "Quarto de Despejo" é acompanhado do subtítulo "Diário de uma Favelada". Isso acontece porque a obra é um diário da catadora de papel Carolina Maria de Jesus. Nele, a autora relata o cotidiano cruel da vida na favela, movendo o leitor por conta de sua linguagem realista e olhar sensível que só Carolina Maria de Jesus pode proporcionar. No livro, mergulharmos na realidade da importante escritora brasileira, que morou na comunidade do Canindé, em São Paulo, com três filhos.
E para quem está atrás de uma leitura mais leve nesta data, uma boa indicação é "Cartas de uma fã desesperada", da escritora Julia Braga. Nele, Bianca se convence de que o cantor Athos Pascal é sua alma gêmea, e chega a mandar uma carta apaixonada para o artista, que surpreende a jovem ao respondê-la de forma bem intrigante.
E é claro que precisava ter um livro de poemas na lista. Esse clássico de Hilda Hist é bem curtinho e conta com obras supersentimentais e profundas. As poesias versam sobre diversos temas, como a entrega amorosa, a devoção mística, o anseio pelo encontro e o temor da morte. Em um dos trechos mais conhecidos do título, a poeta pontua: "Se te pareço noturna e imperfeita. Olha-me de novo".
Esse livro fala sobre Brianna Hamilton, que, com dezesseis anos, fugiu da Inglaterra para a Escócia, abandonando sua família e as obrigações como herdeira de um Duque. Em meio aos prados escoceses, a jovem encontrou refúgio e descobriu mais sobre a mulher que desejava ser. Mas, onze anos após a fuga, uma dolorosa verdade fará com que ela deseje nunca ter partido e volte para curar e enfrentar cicatrizes do passado.
Mesmo sendo um pouco grandinho, "Procura-se Um Marido" pode ser um ótimo livro para se ler em um dia, já que sua história é superenvolvente e divertida. Nele, acompanhamos a vida de Alicia, uma jovem que quer curtir a vida, mas que sofre uma grande perda com a morte do seu avô. Ele, no entanto, só aceita que a jovem herde sua herança caso ela se case, já que seria muito imatura para assumir o seu império. Alicia, então, tenta trabalhar como assistente na empresa da família, mas não dá muito certo. Isso faz com que ela bole um plano mirabolante, colocando um anúncio no jornal em busca de um marido de aluguel.
O livro do ator Lázaro Ramos expõe diversos questionamentos do artista. Seja em relação a questões culturais, raciais, étnicas ou sociais, Ramos divide muitas opiniões com o leitor, e ainda compartilha episódios íntimos, descobertas, dúvidas e conquistas. Mais do que apontar os diversos problemas do mundo, o autor tenta propor uma solução para isso, que sempre começa pelo diálogo.