Já parou para notar como seu humor pode oscilar de um dia para o outro, ou quem sabe no mesmo dia? Isso é até mais evidente em indivíduos que sofrem de bipolaridade, ciclotimia e outros transtornos de humor, mas estar mais triste hoje e feliz amanhã é perfeitamente normal. Além disso, tem gente que pode jurar que a Lua tem culpa no cartório!
Assim como a natureza à sua volta, o ser humano é cíclico. Por esse motivo, a gente precisa estar em constante transformação se quisermos abrir espaço a novas possibilidades. Afinal, são essas mudanças que nos proporcionam crescimento. Essas transições, no comportamento e no humor, têm uma relação muito curiosa com as fases da Lua, por isso é tão importante acompanhar seus ciclos. As pessoas que menstruam já têm esse costume, mas você já pensou adotar esse satélite maravilhoso para tudo na sua vida? Vem dar uma olhada!
Thomas Wehr, um psiquiatra americano, já publicou artigo sobre a relação entre os ciclos da Lua e as alternâncias dos períodos de depressão para pessoas diagnosticadas com transtorno bipolar - doença que personalidades como Selena Gomez e Demi Lovato já falaram abertamente.
No entanto, apesar desse e de outros estudos terem sido publicados, não existem teorias científicas que comprovem tal associação. Independentemente de ser aceito pela comunidade científica, a verdade é que os ciclos da Lua e da natureza são observados há milhares de anos e incorporados na cultura por diversos povos. Dessa forma, esse conhecimento está inserido, de forma ancestral, no cotidiano e no comportamento de cada um.
Se a Lua afeta a sua vida de forma intensa, então é melhor ficar atente às fases lunares para entender melhor o que está acontecendo com você e, claro, não tomar decisões de cabeça quente - ou fria demais! O que está acontecendo comigo?
Todas as pessoas são um universo cheio de sensações. Afinal, estão o tempo recebendo diversos estímulos e tentando lidar com isso da melhor maneira possível. Essa associação, entre o que está dentro e o que está fora, mostra que existe uma conexão entre o indivíduo e tudo que está acontecendo à sua volta. Certo, mas o que isso tem a ver com a Lua? Bom, as fases da Lua afetam diretamente nossas percepções e sentimentos. Por isso, é muito importante observar seus ciclos e anotar o que está sentindo em cada fase.
Depois de alguns meses de anotações, você com certeza vai chegar num padrão de comportamento, de rotina, e não é que as coisas vão começar a rolar de uma forma mais natural? Então já pega o seu caderninho e bora conferir!
A Lua Nova tem pouca iluminação no céu e a sua influência pode proporcionar uma certa introspecção e recolhimento. Por outro lado, simboliza recomeços. Este é o momento ideal para começar a refletir sobre o ciclo anterior e planejar o que deseja colocar em prática daqui para frente.
Geralmente, é nessa fase que a gente começa a pensar melhor nos vacilos da semana anterior, naquilo que podia ter feito de diferente. No que disse, no que deixou de dizer... e só o que você quer agora é ficar no seu canto, maquinando uma forma de consertar alguns erros - ou de melhorar as coisas para o seu lado mesmo.
Apesar de ser uma fase de incubação de projetos e ideias, a Lua Nova não é um bom momento para partir para a ação. Vai começar na academia? Vai terminar com sue crush? Vai trancar a faculdade? Planeje bem e deixe para executar depois.
Como o nome já diz: é um período de crescimento. A Lua Crescente é a fase perfeita para começar a colocar em prática seus objetivos, por isso é tão importante se planejar durante a Lua Nova, assim você conseguirá utilizar todo seu potencial no momento certo. Nesta fase, é comum ter mais energia, determinação e disposição para realizar tarefas, até mesmo atividades desafiadoras.
É comum que você já comece a sentir essa energia, mais inquietação e vontade de fazer tudo ao mesmo tempo poucos dias antes do início da Lua Crescente. Quer se matricular em mil cursos, falar com quinhentas pessoas ao mesmo tempo... Vai com calma! Lembra do planejamento lá atrás? Mantenha a disciplina para não cair na falta de foco e não conseguir terminar nada do que começou.
Além do mais, você, jovem místico, fique sabendo que a Lua Crescente é capaz de intensificar rituais. Então pega seus cristais, seus incensos e corre aproveitar essa energia a seu favor.
A Lua Cheia representa o momento da colheita. Se você se planejou durante a Lua Nova e executou na Lua Crescente, certamente colherá bons frutos. Nessa fase, as pessoas costumam ficar mais ousadas e divertidas. Por isso, tende a ser um ótimo momento para sair e conhecer pessoas novas.
Além de ser uma fase bastante expansiva para as relações entre amigues e familiares, a Lua Cheia é um ciclo muito fértil - especialmente quando o assunto é amor! É aquele período que a cada dia aparece um crush novo, e é avassalador, tá?
A intensidade dessa fase lunar é como o fogo. Ao mesmo tempo em que aquece, queima! Então, bota os pezinhos no chão e pensa um pouco antes de sair fazendo loucuras por aí. Se você for mais emotive e tiver ume amigue mais racional para te trazer para a realidade durante a Lua Cheia, gruda e não solta! Além de tudo, durante a Lua Cheia, você pode se sentir mais criative e com ótimas ideias para colocar em prática no futuro. Portanto, registre tudo que achar importante! Crie um mural de sonhos bem visual e que você possa olhar para ele todos os dias.
A Lua Minguante traz energia de introspecção e relaxamento. É o período de deixar para trás tudo aquilo que não faz mais sentido na sua vida para que você se liberte das vibrações mais densas do passado e consiga se planejar da melhor forma possível durante a Lua Nova.
Nessa fase, naturalmente, tem gente que se sente mais inclinada a ficar dentro de casa. Começa a dispensar uns rolês, prefere ficar trancade no quarto vendo Netflix... normal. E também é normal querer jogar tudo fora! A foto do ex que estava guardada porque "vai que a gente volta", o caderno que a turma de 2019 assinou, vai tudo para o lixo! Os pais adoram essa iniciativa!
Errade não está! Afinal, manter o que não usa gera estagnação energética e só atrasa a vida. Outra dica é fazer meditações e banhos de ervas para desapegar de padrões negativos que ainda afetam seu dia a dia. Os signos também interferem!
Para finalizar esse nosso guia sobre as fases da Lua e os nossos comportamentos, é importante dizer que a Lua passa pelo menos 2 dias em cada um dos signos do zodíaco em um mês. E o que isso quer dizer? Basicamente, cada signo tem seus aspectos positivos e negativos, certo? Então, quando a Lua estiver posicionada sobre um deles, essas características estarão enaltecidas, consoantes à fase lunar em questão.
Por exemplo, Câncer é um signo muito preso às memórias, aquilo aconteceu lá em 1812 mas ele ainda lembra e vai jogar na sua cara. Se uma Lua Minguante cai ali, o passado volta com força, mesmo para quem não é tão apegado assim. Sai dessa, meu amor, e foco no momento presente!
Agora, se tivermos uma Lua Cheia em Escorpião, o bicho vai pegar para o bem ou para o mal. Amor e ódio, paixões e rompimentos. É aquele período que seu coração vai pular pela boca e você praticamente não vai saber o que fazer com tantos sentimentos. A chance de sair alguma treta é grande! Então, além das fases lunares, é sempre bom ficar de olho em que signo ela estará para conseguir se preparar melhor. Com uma anotação regular dos padrões, foco no autoconhecimento e responsabilidade você vai tirar de letra essa nova rotina!