A pandemia trouxe um novo modelo de estudo e trabalho para a realidade de muita gente. Nos últimos dois anos, o home office e o EaD se tornaram a solução para muitas pessoas até ser apresentado o modelo híbrido, que foi implementado por conta do controle dos casos da covid-19.
A partir daí, este sistema acabou se transformando no "novo normal" para as pessoas. Mas o que para muitos é um sonho de consumo, outros acreditam que esse é um pesadelo, já que mesclar o online e a volta do presencial facilitam a procrastinação. Thaís Godinho, criadora do "Vida Organizada", explica que a primeira coisa para vencer esse mal é entender o motivo daquela atividade precisar ser realizada. "Nem sempre o propósito precisa ser incrível, ele só precisa existir e estar claro para você", conta Thaís.
Segundo uma pesquisa realizada em 2021, pela consultoria Robert Half, mais de 40% das empresas optaram por investir neste modelo. Saiba mais sobre o assunto com o Purebreak!
De acordo com Thaís Godinho, a procrastinação é algo que todo ser humano fará em algum momento, o importante é entender a raiz desse problema. Ela também ensina como se adaptar a essa nova maneira de trabalhar.
"O profissional que trabalha em casa economiza recursos da empresa, trabalha em seu próprio ritmo e não perde horas no trânsito. O grande desafio é justamente o 'trabalha em seu próprio ritmo'. É possível fazer funcionar, e qualquer pessoa criando rotinas consegue", justifica.
Confira cinco dicas da profissional para você conseguir manter a eficiência no modelo híbrido e de casa:
Separe o trabalho/estudo da vida pessoal. O ideal é ter um cômodo dedicado somente a isso, onde você pode fechar a porta e esquecer que trabalha/estuda em casa.
Sim, a roupa irá influenciar. É fundamental que a pessoa vista-se normalmente todas as manhãs, como se fosse sair de casa. Nunca trabalhe/estude de pijamas. Trocar de roupa faz nosso cérebro mudar automaticamente para outra seção, em vez de alimentarmos aquela sensação letárgica e preguiçosa ao permanecer de pijama o dia inteiro.
Tenha um horário para começar, almoçar e terminar e atenha-se a ele.
Arrume sua mesa ao menos uma vez por semana, talvez às sextas-feiras, ao encerrar o expediente. Mantê-la arrumada fará com que seu trabalho/estudo renda mais porque você terá seu foco onde precisa.
Durma bem. Não é porque você trabalha/estuda em casa que assistirá filmes madrugada afora diariamente.