Políticas públicas: o que são e como afetam o futuro do país
Publicado em 29 de setembro de 2022 às 17:58
Por Luísa Silveira de Araújo
As Eleições 2022 já são neste domingo (2) e muito tem se discutido sobre os papéis dos políticos no nosso dia a dia. Uma das funções mais importantes é estruturar, aprovar e monitorar as políticas públicas pelo país, que garantem o acesso de mais cidadãos aos direitos básicos - como saúde e educação. Vem entender melhor o termo para votar com ainda mais certeza nesta semana!
Políticas públicas: o que são e como afetam o futuro do país Políticas públicas: o que são e como afetam o futuro do país© Getty Images
As políticas públicas visam garantir o direito dos cidadãos, previstos na Constituição
As políticas públicas ganham destaque durante época de eleição
Políticas públicas têm como objetivo diminuir as disparidades no Brasil
Políticas públicas são feitas em um trabalho conjunto dos Três Poderes - Legislativo, Executivo e Judiciário
Políticas públicas podem vir em forma de auxílio financeiro ou criação de leis
Políticas públicas têm como objetivo oferecer as mesmas oportunidades para as minorias sociais
Políticas públicas são muito aplicadas na área da educação, a fim de garantir o acesso ao ensino
Veja + após o anúncio

Quando falamos de políticas públicas, o que passa pela sua cabeça? O termo, assim como muitos outros na área da política, é muito falado, mas nem sempre sabemos o seu real significado. Só que é muito importante entender o papel destas ações e como elas afetam a rotina de todos nós.

O assunto se torna ainda mais urgente nas vésperas da eleição, prevista para este domingo (2). Ou seja, daqui alguns dias, vamos às urnas definir os próximos deputados, governadores, senadores e presidente da República - e estes cargos estão diretamente ligados às políticas públicas. Vem entender mais sobre o termo, que afeta a vida de todos os brasileiros!

O que são as políticas públicas?

De maneira resumida, as políticas públicas são conjuntos de ações do Estado que buscam solucionar um determinado problema da sociedade. E isso pode variar bastante, indo da dificuldade do acesso ao ensino superior por parte dos estudantes mais pobres até problemas financeiros acentuados durante a pandemia.

Ou seja, além de garantir que todos os cidadãos tenham os seus direitos básicos previstos na Constituição preservados, é importante também que todos se atualizem constantemente, a fim de notar as novas demandas da sociedade - como foi o caso da pandemia.

Para planejar, criar, executar e monitorar essas políticas, é preciso que os Três Poderes - Legislativo, Executivo e Judiciário - trabalhem em conjunto.

Políticas públicas: tipos e exemplos

Segundo o portal Todos Pela Educação, as políticas públicas podem ser divididas em quatro tipos: distributivas, redistributivas, regulatórias e constitutivas. Vamos ver um pouco mais sobre cada uma delas!

  • Distributivas: foco na distribuição de serviços para toda a população;
  • Redistributivas: visam diminuir a disparidade social pela diferença de renda;
  • Regulatórias: foco em criar e fiscalizar as legislações;
  • Constitutivas: distribuem as responsabilidades pelas esferas de poder.

Portanto, é possível perceber que as políticas públicas garantem que a sociedade seja mais justa, permitindo que todos possam viver uma vida saudável e digna. Dentre algumas das ações mais conhecidas, feitas pelo Brasil, estão o Bolsa Família, a política de cotas, o PROUNI e muito mais.

Por que as políticas públicas importam?

Em época de eleição, a temática das políticas públicas entram ainda mais em evidência. Afinal, iremos escolher os políticos responsáveis diretamente pela criação e implementação dessas ações. Porém, é preciso que o assunto esteja em alta do longo do todo ano - afinal, são essas políticas que irão moldar o futuro do nosso país e precisam ser implementadas e valorizadas todos os dias.

É por meio delas que problemas estruturais de nossa nação - decorrentes de um passado escravocrata, racista e machista - serão suavizados. E isso é positivo, não apenas para quem é afetado diariamente por essas injustiças, como para todos os cidadãos que poderão viver em um país mais justo, menos violento e com menores índices de pobreza.

Palavras-chave
Política Eleições Educação Saúde Mundo