O Grammy 2022 foi marcado por grandes acontecimentos. Além de performances marcantes pelo palco no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas. Silk Sonic, Jon Batiste e Olivia Rodrigo foram os grandes vencedores da noite e Marília Mendonça foi homenageada em um tributo feito aos artistas que partiram no ano de 2021. O Purebreak listou os melhores momentos e a lista completa dos vencedores!
Ao apresentar o Grammy de melhor artista revelação, Dua Lipa e Megan Thee Stallion recriaram um momento icônico entre Whitney Houston e Mariah Carey no MTV Video Music Awards de 1998. A dupla subiu ao palco do Grammy com roupas combinando de Donatella Versace.
"Você roubou meu look!", disse Megan, antes de Dua explicar: "Bem, me disseram que eu tinha o exclusivo. Vou ter que conversar com Donatella".
Continuando a parte, Donatella Versace correu para o palco e tirou a saia superior para as duas mulheres, que é exatamente o que Carey e Houston fizeram!
Depois de apresentar seu hit, "Driver's License",Olivia Rodrig o levou para casa o Grammy de melhor artista revelação. "Muito obrigado à Academia de Gravação. Este é o meu maior sonho tornado realidade", declarou a cantora, que começou seu discurso de aceitação. O jovem de 19 anos também ganhou o prêmio de melhor performance pop solo por "Driver's License" e melhor álbum pop por "Sour".
Tocando a letra de sua música de sucesso "Butter", o grupo de K-pop BTS deu uma performance épica com tema de espionagem que os viu vestidos com ternos pretos e apresentou o membro Jungkook, recém-recuperado da covid-19, descendo do teto e V sussurrando para Olivia Rodrigo na plateia antes de lançar em sua coreografia de assinatura.
Os irmãos tocaram "Happier Than Ever" e, enquanto eles se divertiam juntos, a chuva caiu no palco do Grammy, criando um momento verdadeiramente épico. Eilish foi indicada a sete Grammys este ano e "Happier Than Ever" foi indicada para gravação e música do ano, bem como melhor performance pop solo e melhor videoclipe.
Enquanto tocava um medley de sucessos de seu último álbum, "Montero", Lil Nas X fez questão de mencionar seus inimigos. Depois de apresentar "Dead Right Now", a estrela deixou o palco por um momento enquanto uma montagem de vídeo tocava para os espectadores, destacando a controvérsia em torno do videoclipe de "Montero (Call Me by Your Name)". Para mostrar que ele não se importa com o que as pessoas dizem, ele ressurgiu para tocar a música antes de fazer a transição para outro hit, "Industry Baby", ao lado de Jack Harlow.
Entre as apresentações e a celebração veio um momento sombrio, no qual o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky apareceu virtualmente para falar sobre o impacto devastador da guerra na Ucrânia em meio à invasão russa em curso. Ele encorajou os presentes a "preencher o silêncio com sua música", acrescentando: "Preencha-o hoje para contar nossa história". O segmento fez parte da parceria recentemente anunciada do Grammy com a campanha de arrecadação de fundos "Stand Up For Ukraine", da Global Citizen.
A lenda da música - cuja família anunciou seu diagnóstico de Alzheimer no ano passado - apareceu em vídeo para apresentar a amiga Lady Gaga antes de sua performance de "Love for Sale" e "Do I Love You". A dupla ganhou o Grammy de melhor álbum vocal pop tradicional antes da apresentação de seu álbum, Love for Sale.
No final de sua performance, a cantora simplesmente disse: "Eu te amo Tony, sentimos sua falta".
A premiação homenageou aqueles que perdemos este ano com um segmento comovente in memoriam, com Rachel Zegler, Ben Platt, Cynthia Erivo e Leslie Odom Jr. cantando uma coleção de canções do lendário compositor e letrista Stephen Sondheim. Marilia Mendonça, vítima de um acidente fatal de avião, apareceu no telão durante as homenagens e o público de casa ficou bastante emocionado.
Não foi a primeira das homenagens emocionantes da noite: antes da apresentação, o Grammy Awards homenageou o baterista do Foo Fighters, Taylor Hawkins, que morreu na semana passada. Hawkins foi lembrado em um momento emocionante que contou com videoclipes e fotos da estrela definida para "My Hero" da banda.
Doja Cat quase perdeu seu grande momento no Grammy 2022! Quando ela e SZA ganharam o prêmio de melhor performance de duo/grupo pop por "Kiss Me More", o rapper estava no banheiro! Ela correu para o palco bem a tempo e teve seu momento – até se emocionando ao aceitar seu prêmio.
Vale lembrar que, recentemente, Doja Cat voltou a confirmar sua aposentadoria pelas redes sociais depois de uma polêmica com seus fãs do Uruguai.
No Grammy 2022, o humorista Trevor Noah foi um dos apresentadores. Pela cerimônia, o comediante fez referência a Will Smith em uma de suas piadas depois da agressão contra Chris Rock no Oscar, que aconteceu no dia 27 de abril. "Vamos ouvir música, dançar, cantar, manter os nomes das pessoas fora de nossas bocas e distribuir prêmios durante toda a noite", disse durante a abertura.
É que durante o Oscar, Chris Rock fez uma piada referente à doença autoimune da mulher do ator. Após dar um tapa, Will Smith gritou para o humorista no Oscar: "Tire o nome da minha mulher da porr* da sua boca".
Álbum do ano
- "We Are" - Jon Batiste
Gravação do ano
- "Leave The Door Open" - Silk Sonic
Artista revelação
- Olivia Rodrigo
Canção do ano
- "Leave The Door Open" - Silk Sonic
Melhor performance solo pop
- "drivers license" - Olivia Rodrigo
Melhor performance em grupo ou dupla de pop
- "Kiss Me More" - Doja Cat Featuring SZA
Melhor álbum vocal de pop
- "Sour" - Olivia Rodrigo
Melhor álbum de R&B
- "Heaux Tales" - Jazmine Sullivan
Melhor música de rap
- "Jail" - Kanye West featuring JAY-Z
Melhor performance de rap
- "Family Ties" - Baby Keem featuring Kendrick Lamar
Melhor álbum country
- "Starting Over" - Chris Stapleton
Melhor álbum vocal tradicional de pop
- "Love For Sale" - Tony Bennett & Lady Gaga
Melhor performance de rock
- "Making A Fire" - Foo Fighters
Melhor performance de heavy metal
- "The Alien" - Dream Theater
Melhor música de rock
- "Waiting On A War" - Foo Fighters
Melhor álbum de rock
- "Medicine At Midnight" - Foo Fighters
Melhor álbum alternativo
- "Daddy's Home" - St. Vincent
Melhor performance de R&B (empate)
- "Leave The Door Open" - Silk Sonic
- "Pick Up Your Feelings" - Jazmine Sullivan
Melhor performance de r&b tradicional
- "Fight For You" - H.E.R.
Melhor álbum de R&B progressivo
- "Table For Two" - Lucky Daye
Melhor álbum de rap
- "Call Me If You Get Lost" - Tyler, the Creator
Melhor performance de rap melódico
- "Hurricane" Kanye West featuring The Weekend and Lil Baby
Melhor gravação dance/eletrônica
- "Alive" - Rufus du Sol
Melhor álbum de dance/eletrônica
- "Subconsciously" - Black Coffee
Melhor álbum de folk
- "They're Calling Me Home" - Rhiannon Giddens with Francesco Turrisi
Melhor álbum de jazz latino
- "Mirror mirror" - Eliane Elias com Chick Correa e Chucho Valdés
Melhor álbum de pop latino
- Mendó - Alex Cuba
Melhor álbum de música urbana
- "El Último Tour Del Mundo" - Bad Bunny
Melhor música country
- "Cold" - Chris Stapleton
Produtor do ano, não clássico
- Jack Antonoff
Melhor clipe
- "Freedom" - Jon Batiste
Melhor filme musical
- "Summer of Soul" - Vários
Melhor trilha sonora
- "The Queen's Gambit" - Carlos Rafael Rivera