O feminismo é um movimento que luta pela equidade de gênero na sociedade. Isto é, para que homens e mulheres tenham direitos equivalentes, levando em consideração a reparação histórica. No entanto, o movimento muitas vezes é demonizado e tido como um bicho de sete cabeças. Se você é homem temos algo especialmente feito para você entender como pode contribuir para o feminismo. Agora se você é mulher e sempre teve medo de se autointitular feminista, mas está repensando o assunto e não sabe por onde começar, vem que a gente te ajuda a resolver esse problema!
Você também acredita que as mulheres não devem ser oprimidas pelo único e exclusivo fato de serem mulheres? Ou já entendeu que tamanho da roupa não justifica assédio? Que não é não? Essas são só algumas pautas do movimento feminista e que você já pode defender sem saber. Caso não, avance para o próximo item da lista. ;)
Desconstruir é um processo. Não importa quanto tempo demore para você compreender as razões de quem defende determinada pauta, só o fato de estar aberta a ouvir e conhecer novas opiniões já é um passo importante. Sinta-se à vontade para mudar sua posição ou não sobre um tema.
As pessoas só demonizam o feminismo porque não leem sobre (ou não fazem questão). Por isso a nossa terceira dica é: conheça aquilo que você quer defender. Busque referências de autoras feministas. O feminismo é um movimento que abrange várias vertentes e com muitas especificidades dentro delas como é o caso do feminismo branco x o feminismo negro.
Você também pode aprender sobre o feminismo maratonando filmes e séries. Te damos algumas dicas aqui!
Nem todas as mulheres se definem feministas, mas todas precisam e devem saber sobre o movimento que luta pela causa delas. Por isso não deixe de conversar com outras mulheres sobre o feminismo, ajude-as com referências e procure acolhe-las. Juntas somos mais fortes!