Dia da Saúde Mental: Colleen Hoover e 5 lições tiradas a partir dos seus livros
Publicado em 10 de outubro de 2022 às 19:33
Por João Maturana
A escritora Colleen Hoover é uma das favoritas do TikTok. Fazendo muito sucesso nas redes sociais, seus livros tratam de relacionamentos de uma maneira profunda, por mais que isso envolva dor e corações partidos. Mas também podemos tirar valiosas lições da tragédia. E, para celebrar o Dia Internacional da Saúde Mental, coletamos 5 aprendizados sobre o tema a partir dos livros da autora.
5 lições sobre saúde mental tiradas a partir dos livros da Colleen Hoover 5 lições sobre saúde mental tiradas a partir dos livros da Colleen Hoover© Divulgação, Grupo Editorial Record
Veja + após o anúncio

Colleen Hoover é a escritora do momento. Queridinha do público do TikTok e uma das mais vendidas da atualidade, a autora de sucessos como "É Assim que Acaba" e "O Lado Feio do Amor" traz temáticas muito importantes para as suas obras. Explorando relacionamentos, traumas e questões pessoais como ninguém, Colleen nos dá valiosas lições sobre problemas psicológicos que merecem ser lembradas no Dia Internacional da Saúde Mental, celebrado nesta segunda-feira (10).

1 - As dificuldades de lidar com o vício e relação com os pais

Beyah é a protagonista de "Até o Verão Terminar". O livro retrata a vida da garota que precisa aprender a se virar sozinha desde pequena, já que seu pai é ausente e sua mãe tem problemas com drogas. A trama aborda como o relacionamento com os próprios pais pode ser complicado e mostra as dificuldades de lidar com pessoas emocionalmente indisponíveis e dependentes químicos.

2 - Como reconhecer e encerrar um relacionamento abusivo
Dia Internacional da Saúde Mental: "É Assim Que Acaba", de Colleen Hoover, nos ensina bastante sobre relacionamento abusivo © Divulgação, Grupo Editorial Record

Em "É Assim Que Acaba", somos apresentados a Lily, uma jovem dona de uma floricultura que se apaixona por Ryle. O relacionamento deles passa por altos e baixos, até que nós, assim como a protagonista, tenhamos que perceber os sinais e entender que, se aquilo te faz mal, não é amor. O livro dá uma aula sobre relacionamento abusivo e te ajuda a reparar nos indícios e a aceitar o fim desse tipo de relação, por mais difícil que seja.

3 - Aprender a se amar
Dia da Saúde Mental: Colleen Hoover fala sobre autoestima e aprender a se amar em "Novembro, 9" © Divulgação, Grupo Editorial Record

"Novembro, 9" é um romance entre um aspirante a escritor e uma jovem que sobreviveu a um incêndio. Por conta do acidente, Fallon viu sua carreira de atriz ir por água abaixo graças às cicatrizes, que a deixaram desfigurada. Ao longo da trama, ela vai (re)descobrindo sua beleza e (re)aprendendo a se amar, apesar das suas marcas.

4 - Descobrir como se perdoar
Dia da Saúde Mental: em "O Lado Feio do Amor", Colleen Hoover aborda temas como luto, traumas, a questão do amor próprio e como aprender a se perdoar © Divulgação, Grupo Editorial Record

Explorando muitas questões do amor próprio e da autoestima, "O Lado Feio do Amor" mergulha em uma das questões mais importantes para aprendermos a nos aceitar como somos: o perdão. Na história, Miles tem um trauma do seu passado que faz com que ele tenha dificuldade em amar outras pessoas e se culpe por uma tragédia que aconteceu a um bom tempo atrás, sem que consiga superar o luto. Eventualmente, ele aprende a encarar isso e entende como se perdoar.

5 - Como o trauma pode te enganar
Dia Internacional da Saúde Mental: Colleen Hoover explora como um trauma gerado pelo luto pode nos cegar em "Uma Segunda Chance" © Divulgação, Grupo Editorial Record

Mais um sucesso de CoHo é "Uma Segunda Chance". Nele, Kenna Rowan faz de tudo para recuperar o que perdeu após passar cinco anos presa por um acidente que levou à morte do pai de sua filha. Sua vida fica tão difícil que ela pensa em se matar, e as críticas dos vizinhos a respeito de quem ela é não facilitam seu dia a dia.

A lição mais valiosa desse livro provavelmente é sobre como o trauma pode afetar nossos próprios julgamentos. Isso porque a história é narrada sobre dois pontos de vistas diferentes: em um deles, vemos a visão de Kenna sobre a situação; e no outro o que de fato aconteceu. Com o tempo, a protagonista nos ensina a abrir os olhos, mesmo quando tudo parece perdido e um grande borrão.

Palavras-chave
Livro Lista Saúde Mental Nosso Normal Curiosidade Relacionamentos