LGBTQIAP+: de Iza a Kit Connor, 10 famosos que se assumiram em 2022
Publicado em 21 de novembro de 2022 às 17:44
Por Luísa Silveira de Araújo
A sigla LGTQIAP+ ganha mais membros da comunidade a cada ano! Em 2022, nomes como Iza, Giovanna Ewbank, Kit Connor de "Heartstopper", Pedro Sampaio e Fernanda Souza mostaram que a sexualidade e identidade de gênero pode ser algo diverso - principalmente quando encarado com naturalidade, sem tabus. Veja 10 famosos brasileiros e internacionais que se assumiram ao longo do ano!






LGBTQIAP+: de Iza a Kit Connor, 10 famosos que se assumiram em 2022





























LGBTQIAP+: de Iza a Kit Connor, 10 famosos que se assumiram em 2022 © Reprodução, Instagram / Getty Images
Iza se assumiu demissexual em 2022
Pedro Sampaio se diz livre para sair com homens e mulheres
"A gente é demissexual", afirmou Giovanna Ewbank
Kit Connor, de "Heartstopper", foi forçado a se assumir bissexual nas redes
Vitão se abriu sobre sexualidade, em entrevista à GQ: "Transição"
Janelle Monáe se assumiu como pessoa não-binária em 2022
Atriz Rebel Wilson assumiu namoro com Ramona Agruma em abril e, agora, elas são mães
Veja + após o anúncio

A gente sabe que a comunidade LGBTQIAP+ ainda é muito perseguida - e os recentes protestos na Copa do Mundo 2022 são exemplo disso! Mas é verdade também que, a cada ano, sexualidade e gênero vão ganhando espaço nos debates do dia a dia, tornando o assunto mais natural e, consequentemente, fazendo com que mais pessoas sintam segurança em se assumir.

É claro que ninguém é obrigade a revelar ao mundo qualquer coisa de sua intimidade, mas se assumir pode ser um passo importante na estrada de autoconhecimento e aceitação. Cada caso é um caso! Para celebrar o amor e relembrar que o respeito deve sempre vir em 1º lugar, separamos 10 famosos que se assumiram LGBTQIAP+ em 2022 e receberam o amor des fãs. Confira!

1. Iza

A cantora Iza anunciou seu divórcio em 2022 e, alguns meses depois, assumiu ser demissexual durante conversa no podcast Quem Pode Pod. "Demora muito para eu querer transar com a pessoa, se eu não tiver nenhuma relação [...] Demorei para entender que tinha a ver com isso", afirmou a voz de "Fé". Es demissexuais precisam de uma conexão sentimental e/ou intelectual com o parceiro, indo além do desejo físico.

Veja + após o anúncio
2. Pedro Sampaio

Famoso por vários hits do momento, Pedro Sampaio chamou atenção ao compartilhar foto de Jão, no Dia da Visibilidade Bissexual, em setembro deste ano. O DJ adicionou corações, na cor da bandeira, e mais tarde, falou sua sua sexualidade em entrevista ao G1: "Você é você, faz o que você quiser, quando quiser, com quem quiser", afirmou após confirmar que se sente livre para ter encontros com homens e mulheres.

3. Giovanna Ewbank

Quem também usou o podcast Quem Pode Pod para se assumir foi Giovanna Ewbank, apresentadora do programa ao lado de Fernanda Paes Leme. A esposa de Bruno Gagliasso também assumiu ser demissexual e, por isso, teve menos parceiros do que a maioria de seus conhecidos - mas a gente sabe que não tem número certo para isso, né? "Minha mãe dizia: 'Filha, você tem que curtir, você tem que sair'... Mas a gente é demissexual", afirmou Giovanna.

4. Kit Connor

Uma prova que se assumir LGBTQIAP+ nem sempre é um mar de rosas foi o que rolou com Kit Connor. O protagonista de "Heartstopper", que faz Nick Nelson, foi forçado a revelar sua bissexualidade após ser perseguido na internet. Tudo começou quando o jovem de 18 anos foi flagrado de mãos dadas com Maia Reficco, com quem está gravando um filme. Por isso, algumas pessoas o acusaram de queerbaiting e, então, ele deciidu se pronunciar.

Veja + após o anúncio
5. Deborah Secco

A atriz Deborah Secco sempre foi muito aberta quando o assunto é sexualidade, amor e relacionamentos. E, apesar de já ter falado sobre o assunto, a artista colocou os pingos nos is ao se assumir oficialmente bissexual. Tudo rolou durante entrevista ao Jornal Extra, publicada ainda em setembro. "Eu sou livre, gosto de pessoas [...] Tenho uma inclinação maior a me interessar por homens, mas já namorei algumas mulheres", explicou.

6. Rebel Wilson

Conhecida pelos papéis em "A Escolha Perfeita" e "Como Ser Solteira", Rebel Wilson surpreendeu ao se revelar queer, nas redes sociais. Em junho, a loira fez um post ao lado da então namorada, Ramona Agruma, e escreveu: "Eu achei que deveria procurar um príncipe da Disney... Mas acho que o que eu realmente precisava era uma princesa". O casal teve sua 1ª filha em novembro, intensificando a felicidade dos shippers!

7. Vitão

A vida amorosa de Vitão foi marcada por namoro bem público com Luísa Sonza, porém, nos últimos meses o também cantor vem redescobrindo e redefinindo alguns padrões sobre sexualidade, estética e relacionamento. Em entrevista a GQ, Vitão abriu o coração: "Talvez sexo seja mais do que apenas isso. Tenho me entendido de outras formas, me relacionando com pessoas diferentes".

Veja + após o anúncio
8. Janelle Monáe

Janelle já havia se assumido pansexual, em 2018, porém, em 2022 tornou público outra conclusão sobre si mesme: é uma pessoa não-binária. "É algo muito maior do que 'ele' ou 'ela'. Isso nos abre para se apaixonar por qualquer espírito lindo", afirmou e cantore durante participação no Red Table Talk, em abril deste ano.

9. Kesha

Depois de ser cobrada - injustamente - por algumas pessoas, Kesha foi ao Instagram, durante o Mês do Orgulho de 2022, falar sobre sua sexualidade. A cantora disse ser queer, mas afirmou também não conseguir se identificar apenas com uma opção: "Não sou gay. Não sou hétero. Não sei o que eu sou, eu gosto de pessoas", escreveu a loira. E ninguém é obrigade definir mesmo o que é, quem é e de quem gosta!

10. Fernanda Souza

Em abril, Fernanda Souza assumiu namoro com a então amiga, Eduarda Porto. O próprio ex-marido, Thiaguinho, vibrou pelo casal e mostrou apoio nos comentários. Na época, muitas pessoas falaram equivocadamente sobre a atriz ter "se tornado lésbica". Além de não ser algo simples, que você se torna, vale lembrar que: 1. a sexualidade de ninguém é da sua conta e 2. o B de LGBTQIAP+ não é enfeite!

Palavras-chave
LGBTQIAP+ Famosos Famosos Brasileiros Famosos internacionais Diversidade Homofobia