O Dia da Visibilidade Trans, comemorado neste domingo (29), tem tudo a ver com as campanhas que são feitas pela comunidade ao longo de todo mês de janeiro, para trazer atenção para suas demandas e necessidades. Por sorte, o mundo está mudando e, com ele, o universo do entretenimento também.
Apesar de ainda estar longe de ser o ideal, temos mais representatividade na TV e no cinema, com personagens trans incríveis, com histórias complexas e que merecem ser contadas. Afinal, além da violência no dia a dia, é comum que pessoas trans sejam invisibilizadas, com narrativas reduzidas a estereótipos.
Vem com a gente relembrar 7 personagens que marcaram a comunidade trans e trouxeram luz para todes LGBTQIAP+!
Em "Heartstopper", acompanhamos a mudança de Elle Argent, que deve deixar o colégio masculino que frequentava, para ir até a instituição feminina, agora que se assumiu como mulher trans. Interpretada por Yasmin Finney, a personagem encara com naturalidade sua identidade de gênero, assim como seus amigues.
Jules, de Hunter Schafer, pode ser uma personagem polêmica de "Euphoria", mas não há dúvida de sua importância para a comunidade trans. Ao contar sobre sua vida como mulher trans, mostrando algumas dificuldades e preconceitos pelo caminho, Jules também serve de exemplo para tantas pessoas que se identificam com ela.
Nomi (Jamie Clayton) é um dos destaques de "Sense 8", série que foi cancelada pela Netflix e deixou saudades. Um ponto importante da jovem é que ela reforçou a diferença de orientação sexual e identidade de gênero. Ela é uma mulher que transicionou e se relaciona com outras mulheres - algo tão simples que ainda é difícil de ser entendido por todes.
Ivan foi o 1º homem trans assumido a ganhar destaque em novela da Globo. O título mostrou todo o processo - até mesmo antes do menino perceber sua real identidade e, é claro, das dificuldades em manter a relação com a família. Ivan foi interpretado pela atriz cis Carol Duarte, o que levantou polêmica, mas sem dúvida a novela ajudou a fazer com que a temática LGBTQIAP+ entrasse nos lares de várias famílias no Brasil.
Outro personagem importante de Netflix é Theo, de "O Mundo Sombrio de Sabrina", interpretado por Lachlan Watson. Ao longo dos episódios, elu vai se descobrindo como uma pessoa não-binária, assim como é o caso de atore que dá vida ao personagem. Vale lembrar que a não-binariedade também está sob o guarda-chuva da transsexualidade.
Como não mencionar MJ Rodriguez? A atriz fez história e ganhou muitos prêmios ao interpretar Blanca, uma mulher trans que tenta auxiliar ao máximo pessoas da comunidade LGBTQIAP+, que lutam para sobreviver. A série se passa na década de 80, com desafios como o surgimento da Aids.
"Orange is The New Black" trouxe vários assuntos importantes para a luz, como as questões da comunidade LGBTQIAP+. Sophia (Laverne Cox) é trans, mãe, que está na cadeia. Lá ela encontra várias mulheres cis e prova que o conceito de "mulher" não tem nada a ver com quem nasceu com uma vagina.