Muitos filmes e seriados lançados em 2022 dividiram opiniões. Seja por conta de controvérsias presentes já nos bastidores do título ou por apresentar uma trama com roteiro e temáticas duvidáveis, várias produções que estrearam esse ano deram o que falar, para melhor ou para pior. Entre os lançamentos mais polêmicos, temos longas e séries como "Avatar 2", "Elite", "Pantera Negra 2" e mais! Veja a lista completa.
Com a promessa de ser um dos maiores lançamentos de 2022 e capaz de reinventar o cinema, "Avatar: O Caminho da Água" estreou prometendo um estrondoso filme. Quem assistiu reconheceu sua grandiosidade visual, mas muitos entenderam que o longa não vai muito além dos seus efeitos especiais.
"Elite" retornou com mais uma temporada e, como sempre, dividiu as opiniões do público. Parte des fãs sentiram falta das cenas de sexo em abundância e acreditam que a série já deu o que tinha que dar. Outros entendem que a trama soube se reinventar e apreciaram a abordagem de temas mais relevantes para a sociedade na história.
"Pantera Negra: Wakanda Para Sempre" não passou nem perto de ser um dos maiores sucessos da Marvel Studios, ainda que seja um lançamento bem emocionante e potente. Quem não curtiu o filme alega que ele não conseguiu atingir o mesmo nível que o primeiro, enquanto outres acham que sua força está no seu lado sentimental e, por isso, amaram o título.
A 2ª temporada de "Euphoria" também não agradou a todes. Por mais que a série tenha feito um sucesso absurdo de audiência, fãs criticaram o fato do novo ano deixar a desejar em relação às pontas soltas deixadas na temporada de estreia do seriado protagonizado por Zendaya. A polêmica do showrunner com Barbie Ferreira ainda deu força às controvérsias, assim como alguns pontos incoerentes presentes na 2ª fase da história.
"Dahmer" tinha tudo para ser uma obra bem polêmica. O título da Netflix, estrelado por Evan Peters, acompanha um serial killer que existiu de verdade. Já existe toda uma controvérsia em torno de retratar histórias como essa na ficção, mas o caso se tornou ainda maior devido ao fato da família do falecido ter criticado duramente a produção, por se sentir "retraumatizada".
E a gente nem precisa falar de "Não Se Preocupe, Querida", né?! Como se o longa de Olivia Wilde já não estivesse passando por poucas e boas nos bastidores, com todo o caos envolvendo o elenco da trama, o título foi massacrado pela crítica, mas agradou bastante espectadores.
A fase 4 da Marvel Studios está enfrentando muitos problemas. Um dos títulos mais aguardados desse ano era "Doutor Estranho no Mutliverso da Loucura". Só que, para muitos, o longa parece ter passado do ponto e dividiu opiniões quanto ao seu roteiro, participações surpresas, reviravoltas e efeitos especiais.
Enquanto boa parte des admiradores de "A Órfã" amaram a sequência, outra parte do público odiou o novo título. Além de ter uma fórmula repetida, o segundo filme da franquia não conta bem uma história de origem da protagonista, mas sim mostra um episódio anterior à trama original.
Sofia Carson fez sucesso em "Continência ao Amor", ao lado de Nicholas Galitzine. Só que, por mais que o longa tenha conquistado uma grande audiência, internautas criticaram o apelo ao militarismo que o filme traz e questionaram a mensagem que ele passa.
Todo mundo já esperava que "Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore" fizesse bastante barulho - no bom ou mau sentido. Depois de que J.K. Rowling se envolveu em um escândalo de transfobia e os bastidores da saga foram marcados por tantas polêmicas, tais controvérsias respingaram no próprio título.
"Cavaleiro da Lua" ganhou até um prêmio no Emmy Awards. Só que isso não foi o suficiente para ele se sobressair no meio de tantos lançamentos problemáticos da Marvel Studios. O público achou a série bem confusa e ela não conseguiu cumprir com suas expectativas.
Es fãs de "Dark" estavam ansioses para conferir "1899", título dos mesmos criadores da série de sucesso da Netflix. Porém, quando uma autora brasileira apontou um possível plágio na produção em relação à uma HQ publicada anos antes, boa parte des internautas boicotaram o seriado.